Depois do cinza “Ultimate Gray” e do amarelo “Illuminating” de 2021, é a vez do “Very Peri”, um azul-violeta, eleito pela Pantone como a cor do ano
A Pantone desenvolveu um tom inédito para ser a cor de 2022: a Very Peri, um azul-violeta. Segundo comunicado da empresa, esse ineditismo se deve à”época sem precedentes” que vivemos, a qual”exige a introdução de uma cor completamente nova”.
“Com novas tendências no mundo dos games, a popularidade crescente do metaverso e a ascensão das formas digitais de arte, a Very Peri ilustra como as tendências de cores do mundo digital estão sendo manifestadas no mundo físico, e vice-versa”, ressalta o instituto responsável pela seleção.
Por mais de 20 anos, a Cor do Ano Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.
Em 2021, oPantone Color Institutejá havia surpreendido o mercado ao definir duas “cores do ano” em vez de apenas uma, elegendo a Ultimate Gray e a Illuminating, tons de cinza e amarelo.
A cor criada para este 2022, a Very Peri, é um azul floral dinâmico com um subtom vermelho vivificante. No comunicado à imprensa, a Pantone explica que a cor mescla a lealdade e a constância do azul com um vermelho violáceo energético. “Uma nova cor Pantone com uma presença inovadora e dinâmica que encoraja a inovação e a criatividade pessoais, o mais feliz dos azuis e o mais caloroso, introduz o empoderamento deste mix de novidades”, declarou a empresa.
Seguindo com a inovação deste ano, também pela primeira vez, a Pantone elegeu uma cor que não estava presente nas passarelas de Nova York e de Londres, durante os desfiles da Pantone.Vale lembrar, porém, que o lilás já estava em alta nas lojas brasileiras e agora vem com muito mais força.
COMO É A ESCOLHA
O processo de seleção da Cor do Ano Pantone requer escolhas bem cuidadosas e muita análise de tendências. Para chegar à seleção, ano após ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. Este ano, a empresa afirma ter se baseado no mundo dos games e na ascensão das formas digitais de arte e do metaverso.
O Pantone Color Institute é a unidade de negócios da Pantone que destaca as principais cores sazonais das passarelas, seleciona a cor Pantone do Ano, prevê tendências globais de cores e assessora empresas em cores para produtos e identidade visual de marca. Por meio de estudos que preveem tendências sazonais, psicologia e consultoria em cores, o Pantone Color Institute faz parceria com marcas globais para alavancar efetivamente o poder, a psicologia e a emoção das cores em sua estratégia de design.
fotos: AdobeStock
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